Áreas de Investigação

Tem-se consolidado a visão de que a Teoria do Direito e a Filosofia do Direito podem ser estudadas de múltiplas perspetivas, sendo talvez a mais fecunda, como é o atual modelo organizacional do Instituto Max Planck para a História e a Teoria do Direito

Ao longo das últimas décadas tem-se consolidado a visão de que a Teoria do Direito e a Filosofia do Direito podem ser estudadas de múltiplas perspetivas, sendo talvez a mais fecunda, como é o atual modelo organizacional do Instituto Max Planck para a História e a Teoria do Direito, conjugando os estudos históricos e comparatísticos com a investigação e estudo da teoria e da filosofia do direito.

Ao longo da última década o grupo científico de Ciências Histórico-Jurídicas tem trilhado este caminho, nomeadamente com a criação de um curso de mestrado e de um curso de doutoramento em Teoria do Direito.
Aos docentes da Faculdade acresce um conjunto importante de especialistas de grande reputação internacional, bem como a associação à organização de importantes eventos científicos internacionais em Lisboa. Assim, assegura-se o ensino e a investigação nas áreas da teoria, filosofia e sociologia do Direito.

Estas matérias são ensinadas ao nível dos cursos de primeiro ciclo (Licenciatura), segundo (Mestrado científico) e terceiro (Doutoramento). Todos estes cursos têm reconhecimento internacional.
Anota-se a ligação a centros de investigação internacionais e um leque muito vasto de professores visitantes das mais prestigiadas universidades e centros de investigação do mundo.

Investigadores / Docentes

Os investigadores promovem a cooperação com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras, na organização de atividades científicas respeitantes ao seu objeto e à promoção do intercâmbio de investigadores, podendo estabelecer acordos, protocolos e parcerias considerados adequados ao exercício da sua função.