Centro Nacional de Inovação Jurídica

Centro Nacional de Inovação Jurídica

O Centro Nacional de Inovação Jurídica em Bragança (CNIJ/B) resulta de um protocolo a celebrar entre o IURIS e a Câmara Municipal de Bragança e destina-se a ser um Centro de Reflexão e Participação da comunidade jurídica nacional nas questões da inovação jurídica.

O CNIJ/B surge após uma longa colaboração entre a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Bragança. Iniciada com os Cursos Gerais de Direito e Interioridade, Cursos de Pós-Graduação em Direito do Interior e o mestrado em Direito do interior e relações transfronteiriças, numa Universidade sem muros acolhida pela comunidade bragançana e pela Câmara Municipal de Bragança. O CNIJ/B representa o epílogo dessa colaboração institucional na área da Justiça e do Direito.

Objetivos do CNIJ

Objetivos do CNIJ

A Inovação jurídica (IJ) não se destina apenas a resolver problemas físicos (acumulação de papel; muitas pessoas e espaço necessários para executar tarefas) e estruturais das profissões jurídicas e dos serviços públicos na área da justiça. A IJ é fundamental para servir as pessoas que procuram exercer direitos, melhorar as infraestruturas públicas de acesso à justiça, mudar mentalidades fechadas em processos analógicos sem futuro. Para isso é preciso colaboração interinstitucional entre as estruturas da administração central e local, entre estas e as Universidades, entre todas elas e as Associações representativas das profissões jurídicas e as empresas prestadores de serviços de Inovação nesta área.