André Moz Caldas

Investigador Associado (Associate Research Fellow)

Assistente Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2012. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2011), onde também obteve o grau de mestre em História do Direito (Direito Romano), em 2015. Encontra-se, atualmente, a desenvolver a dissertação de doutoramento em Direito Romano. Tem lecionado principalmente nas áreas da História do Direito, Direito Romano, História do Pensamento Jurídico, Filosofia do Direito e Sociologia do Direito.

É também licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (2006), onde também concluiu o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre (2008). Médico dentista e advogado, tem as inscrições suspensas voluntariamente nas respetivas ordens profissionais devido ao exercício de funções públicas.

Como principais publicações destacam-se: Fiscus, patrimonium, res privata. A administração financeira no dealbar do Principado. Interpretatio Prudentium – direito romano e tradição romanista em revista. Ano IV, n.º 1, pp. 69-97 (2019); Portorium. Aspetos da organização alfandegária romana. Interpretatio Prudentium – direito romano e tradição romanista em revista. Ano III, n.º 1, pp. 211-43 (2018); A corrupção nos costumes de Roma e na política in Marques da Silva, MA (coord.) Corrupção, Ética e Cidadania. Quartier Latin. São Paulo, pp. 31-40 (2018); A Magistratura dos Censores e o Combate à Corrupção em Roma. AAFDL, Lisboa (2017).

André Moz Caldas