David Teles Pereira

Investigador Associado (Associate Research Fellow)

Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde março de 2010, primeiro como monitor (2010-2011) e posteriormente como assistente convidado (2011 até ao presente), tendo lecionado as cadeiras de licenciatura de História do Direito Português, História das Ideias Políticas, História das Relações Internacionais, Direito Romano e Sociologia do Direito. Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2008). Foi crítico literário no suplemento “ípsilon” do jornal “Público” (2010-2012) e no jornal “i” (2016-2018). Desempenho funções de assessoria no Gabinete da Ministra da Cultura do XXI e XII Governo Constitucional.

As suas principais áreas de investigação são o direito público romano, o combate à pirataria no Direito das Gentes e o conceito de inimigo no combate ao terrorismo pós-11 de setembro.

Principais publicações: A inimizade no Direito Penal Islâmico, em “Revista Lusófona de Ciência das Religiões”, Lisboa, 2012; Homo Sacer (Um episódio da história do conceito político de inimigo), em “Actas do Congresso Internacional de Direito Romano”, Coimbra, 2013; Nemesis: sobre os conceitos políticos de inimizade e vingança, em “Carl Schmitt Revisitado”, ICJP, Lisboa, 2014.

David Teles Pereira