Eduardo Vera-Cruz Pinto

Investigador Principal (Senior Research Fellow)

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Europeia. Coordenador Científico e Investigador Principal do IURIS – Instituto de Investigação Interdisciplinar. Desenvolve a sua investigação nas áreas do Direito Romano; Direito do Ciberespaço e Direito Civil. Integra diversos projetos e grupos de pesquisa em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente: Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello ACNUR/PUC-SP; Investigador no centro de investigação jurídica de angola da Universidade Lusíada – Angola; Investigador do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos da PUC-SP e do grupo de estudos de Direito Contemporâneo da Universidade Estadual de Maringá.

Tem colaborado com a Fundação de Ciência e Tecnologia como membro de painéis de atribuição de bolsas de investigação para doutoramento.

Dirige e é membro de diversos conselhos editorias de publicações jurídicas.

Como principais publicações destacam-se: As Origens do Direito Português - A Tese Germanista de Teófilo Braga; História do Direito Comum da Humanidade - Ius commune Humanitatis ou Lex Mundi?; Terras de Santa Maria, terra-mãe do primeiro Portugal.

Eduardo Vera-Cruz Pinto