Elsa Maria Branco da Silva

Investigador Principal (Senior Research Fellow)

É investigadora no Arquivo Histórico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2016, onde procede ao estudo e à organização do respetivo fundo documental.

Concluiu o Curso de Doutoramento em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2018) e o Curso de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2017). É Pós-Doutorada em Literatura Portuguesa Medieval (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2013, tendo o projeto de investigação obtido a primeira classificação no âmbito do concurso internacional da FCT); Doutorada em Letras – Literatura Portuguesa (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2005); Mestre em Literatura Portuguesa Medieval e Clássica (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1998); Licenciada em Línguas e Literaturas Românicas (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,1994).

Tem integrado diversos projetos de investigação em Unidades de I&D, na Faculdade de Letras de Lisboa (CEC) e na de Coimbra (CLP). As suas principais áreas de especialização são: Teoria e História da Literatura Portuguesa, com incidência no período Medieval. Hermenêutica e Retórica. Sistemas Arquivísticos. De atuais domínios de interesse relevam: História, Teoria e Filosofia do Direito. Direito da Informação. Direito da Propriedade Intelectual. História Contemporânea. Tem participado em Congressos em Portugal e no estrangeiro. É autora de dezenas de publicações nas referidas áreas de especialização.

Elsa Maria Branco da Silva