Míriam Afonso Brigas

Investigadora Principal (Senior Research Fellow)

Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2012, com doutoramento realizado na área das Ciências Histórico-Jurídicas na mesma universidade, com dissertação subordinada ao tema "As relações de poder na construção do Direito da Família Português (1750-1910)". Leciona na Faculdade de Direito desde 1995, tendo realizado o Mestrado em Direito em 2003. É membro eleito do Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2012.

É desde 2006 membro do Instituto de História do Direito e de Pensamento Político da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, investigadora integrada do IURIS (Instituto de Investigação Interdisciplinar) e da RIIDJ (Rede Internacional de Investigadores em Direito e Justiça). Atualmente é investigadora do IURIS – Centro de Investigação Interdisciplinar. Lecionou igualmente na Academia Militar.

É oradora em vários cursos de Pós-Graduação e mestrado nas áreas do Direito Romano, História do Direito Português, História do Direito Privado e Direito da Família. De entre as várias áreas de investigação destacam-se as matérias relativas à investigação na área da História do Direito Português, e, em especial, dos institutos jurídico-familiares, nomeadamente reportado aos séculos XVIII, XIX e XX. Publicou diversos artigos e comunicações sobre temas histórico-jurídicos, mais concretamente sobre direito matrimonial, filiação, poder paternal e adoção.

Míriam Afonso Brigas