Sandro Alex Simões

Investigadora Principal (Senior Research Fellow)

Doutor (Dottore di Ricerca) pela Università Del Salento/Lecce (2009). Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2004) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1995). É especialista em Bioética pela Università Del Sacro Cuore -Roma (2006). É Assistente convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa nas disciplinas de Direito Romano e História do Direito Português. Investigador do IURIS - Instituto de Investigação Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

É professor efetivo de História do Direito e do Pensamento Jurídico (Licenciatura) desde agosto de 2000 e de História do Direito Público (mestrado) do Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA, Belém, Brasil, no qual foi coordenador do curso de Licenciatura em direito (2002-2006 e 2009-2016). É membro fundador e ex-diretor da Associação Brasileira de Ensino do Direito-ABEDI (2006-2010) e ex-membro da Comissão de Especialistas de Supervisão dos cursos de Direito -MEC/SESu/DESUP/CGSUP(2007-2010).

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em História do Direito e do Pensamento Jurídico, filosofia do direito, bioética e biopolítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento jurídico-político na Escola Ibérica nos séculos XVI e XVII e transição demográfica e a formação do Direito Público da modernidade.

Sandro Alex Simões