Sílvia Isabel dos Anjos Caetano Alves

Investigadora Principal (Senior Research Fellow)

Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Investigadora Principal do IURIS - Instituto de Investigação Interdisciplinar. Desenvolve a sua investigação nas áreas da História do Direito e, em especial, da História do Direito Penal; História do Pensamento Jurídico; Filosofia do Direito; e Sociologia do Direito. Integra diversos projetos e grupos de pesquisa em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente: membro do CIDPCC - Centro de Investigação de Direito Penal e Ciências Criminais, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Pesquisadora Associada do CIH Jur. Centro de Investigação em Perspetivas de Historicidade do Direito no Estado, Faculdade Damas da Instrução Cristã, Recife, Brasil; Membro Fundador e Editor de: Humanities and Rights Global Network Journal. Dirige e é membro de diversos conselhos editoriais de publicações jurídicas: Editora de Secção da Delictae.

Revista de Estudos Interdisciplinares sobre o Delito, editada pelo Centro de Investigações Interdisciplinares sobre o Delito, do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC Minas; Membro efetivo do Conselho Editorial da Revista Duc in Altum Caderno de Direito e da Revista Caderno de Relações Internacionais, editadas pelo Centro de Investigação em Perspetivas de Historicidade do Direito no Estado. CIHJur. Entre os títulos publicados contam-se: Punir e humanizar.

O direito penal setecentista, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2014 e Belo Horizonte: D’Plácido, 2019; Fundamentos da extinção da punibilidade. Um estudo de história do direito penal luso-brasileiro. Belo Horizonte: Editora d’Plácido, 2016; Lições preliminares de Sociologia do Direito, Lisboa: AAFDL, 2018 e 1.ª reimpressão, 2019; “The last wolf. Thomas Hobbes’ philosophy of crime and punishment”, Humanities and Rights Global Network Journal, Vol.1, N.1 (2019); “‘Luce meridiana clarior’: a teoria da prova no antigo regime” in Paulo de Sousa Mendes e Rui Soares Pereira (Coord.). Prova Penal Teórica e Prática. Coimbra: Almedina, 2019; “Infirmitas Sexus, Animi Levitas. Notas sobre a punição das mulheres na vigência das Ordenações Filipinas” in Estudos em Memória do Prof. Doutor J. L. Saldanha Sanches, Volume I, Coimbra: Coimbra Editora, 2011.

Sílvia Isabel dos Anjos Caetano Alves

Áreas de Investigação