Ulisses de Araújo Gagliano

Investigador Associado (Associate Research Fellow)

Professor Assistente Convidado, memobr do Grupo de Histórico-Jurídicas; tem lecionado as cadeiras de Direito Romano, História do Direito Português, História das Ideias Políticas, Sociologia Jurídica, Filosofia do Direito.

Doutor em Direito, especialidade em História do Direito, pela Faculdade de Direito da Unjversidade de Lisboa, em 2022. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2004. Mestre em Direito Regulatório e Concorrencial pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, em 2007 e Mestre em Corporate and Commercial Law (LL.M.) pela Universidade de New South Wales, Sydney, Austrália, em 2011. Foi professor assistente convidado na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em 2008 e professor assistente da Universidade Cândido Mendes entre 2007 e 2010, onde lecionou Introdução ao Direito, Direito Empresarial, Títulos de Crédito e outras disciplinas. 

Entre outras atividades, é advogado militante em Direito Regulatório e Administrativo, com ênfase especial em compliance, anticorrupção, privacidade de dados, ética e governança corporativa, em particular nas indústrias de tecnologia da informação, sendo membro ativo da ordem dos advogados brasileiro desde 2004 (secções do Rio de Janeiro e São Paulo) e da ordem dos advogados portugueses desde 2017.

Ulisses de Araújo Gagliano